Reconstrução Mamária
Reconstrução de quadrante mamário
Opção de reconstrução destinada às pacientes portadoras de tumores mamários pequenos que após terem sido submetidas à ressecção adequada, apresentam quantidade de tecido mamário remanescente suficiente para reconstrução utilizando somente os tecidos da própria mama.
Habitualmente, o resultado final se assemelha ao de uma mastoplastia redutora. Em casos selecionados, é possível no mesmo tempo operatório realizar a Simetrização da Mama contra-lateral.
Reconstrução de mama com implantes de silicone
Assim como numa mastoplastia de aumento a reconstrução de mama com implantes de silicone é destinada a pacientes que foram submetidas a mastectomias (totais ou parciais) e apresentam pouco ou nenhum volume glandular remanescente mas que possuem cobertura de pele adequada para tal reconstrução.
Reconstrução de mama com tecidos autógenos
Opção de reconstrução destinada às pacientes que foram submetidas a ressecções tumorais extensas e que requerem tanto reconstituição de volume quanto de cobertura cutânea.
Nestes casos as opções de áreas doadoras de tecido que podem ser empregadas são as do abdômen assim como do dorso (músculo grande dorsal). No caso do uso do abdômen, a o resultado estético final para a área doadora é similar ao de uma abdominoplastia. Já resultado no dorso é uma incisão na linha do soutien.
Microcirurgia
Reconstrução que emprega técnicas de sutura vasculares com fios muito finos e microscópios e, literalmente, realiza-se um transplante de tecido num mesmo paciente. As vantagens em relação aos retalhos de tecido pediculados são principalmente em relação a acomodação do tecido no novo lugar e a recuperação no pós-operatório.
Reconstrução do complexo Aréolo-papilar (CAP)
Etapa final das reconstruções quando papila é reproduzida e a aréola reconstituida. Esta é uma cirurgia de pequeno porte e pode ser realizada com anestesia local.